Uma tempestade fora de época causou inundações significativas na cidade de Nova York nesta sexta-feira, 29 de setembro, levando as autoridades locais a declararem estado de emergência na região.

As autoridades não conseguiram prever a intensidade das chuvas, e embora um alerta tenha sido emitido para os celulares dos moradores da cidade, o evento surpreendente pegou muitas pessoas desprevenidas, especialmente aquelas que já estavam a caminho do trabalho.

Homem caminha em rua de Nova York com água até depois dos joelhos durante uma tempestade imprevista e fora de época na cidade, em 29 de setembro de 2023. — Foto: Mike Segar/ Reuters

A governadora de Nova York, Kathy Hochul, descreveu a tempestade como “perigosa e com risco de vida” ao declarar o estado de emergência na cidade. As chuvas rapidamente alagaram partes da ilha de Manhattan, inundando ruas e resultando no fechamento de estações de metrô.

Quase todas as linhas de metrô foram afetadas, com suspensões, redirecionamentos e atrasos, e duas das três linhas da Ferrovia Metrô-Norte também foram suspensas. O aeroporto de LaGuardia, um dos principais da cidade, no bairro do Queens, teve que adiar voos devido às condições climáticas adversas.

Em um trecho da FDR Drive, uma importante via ao longo da zona leste de Manhattan, alguns motoristas abandonaram seus veículos devido à inundação.

Residentes compartilharam fotos e vídeos nas redes sociais que mostram água infiltrando em estações de metrô e porões de edifícios. A Autoridade Metropolitana de Transportes, responsável pela gestão das linhas de metrô e trens suburbanos, pediu aos moradores da cidade que ficassem em casa, se possível.

Além de Nova York, outras cidades na região, como Hoboken e Nova Jersey, também enfrentaram inundações devido ao temporal fora de época.

Fonte : g1.globo.com

Deixe um comentário