O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta na sexta-feira, 20 de outubro, indicando uma onda de calor na região Centro-Oeste do Brasil. Segundo o aviso, a temperatura poderá exceder em até 5ºC a média, o que é classificado pelo instituto como uma situação de “grande perigo”.

Esse fenômeno deve persistir até segunda-feira, 23 de outubro. O sistema do Inmet prevê que a onda de calor afetará os Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, bem como algumas partes dos Estados do Norte, como Tocantins, Rondônia e Pará. Cerca de 263 municípios nessas áreas devem ser impactados, e o Inmet alerta para riscos à saúde devido às altas temperaturas.

Em Cuiabá (MT), a máxima prevista para este sábado, 21 de outubro, é de 41ºC. Palmas (TO) pode chegar a 38ºC, Goiânia (GO) a 36ºC, Campo Grande (MS) a 35ºC e Brasília a 31ºC, de acordo com o Inmet. Para domingo, a previsão é de temperaturas de até 39ºC em Cuiabá, 37ºC em Palmas, 36ºC em Goiânia, 36ºC em Campo Grande e 32ºC em Brasília.

Desde setembro, o Brasil tem enfrentado uma série de ondas de calor que elevaram as temperaturas em diversos estados do país. No mês anterior, São Paulo registrou recordes de temperatura, chegando perto dos 37ºC. Especialistas atribuem esse calor intenso à intensificação das mudanças climáticas, que têm causado eventos climáticos extremos em todo o território nacional.

FONTE: estadão.com.br

Deixe um comentário