A Universidade Federal da Bahia (Ufba) divulgou a criação de um programa de Bônus Regional para admissão nos cursos vinculados ao Instituto Multidisciplinar em Saúde (IMS-Ufba) em Vitória da Conquista e ao Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTI-Ufba) em Camaçari.

O benefício em Vitória da Conquista se destina a jovens e adultos dos 88 municípios nas Regiões Geográficas Intermediárias de Vitória da Conquista (Imediatas de Jequié, Brumado, Itapetinga e Vitória da Conquista) e de Guanambi (Imediata de Guanambi).

MUNICIPIOS QUE INTEGRAM O BÔNUS

Região Imediata de Vitória da Conquista

Anagé, Barra da Estiva, Barra do Choça, Belo Campo, Bom Jesus da Serra, Caatiba, Caetanos, Cândido Sales, Caraíbas, Condeúba, Contendas do Sincorá, Cordeiros, Encruzilhada, Ibicoara, Iguaí, Iramaia, Itambé, Ituaçu, Maetinga, Mirante, Nova Canaã, Piripá, Planalto, Poções, Presidente Jânio Quadros, Ribeirão do Largo, Tanhaçu, Tremedal, Vitória da Conquista.

Região Imediata de Brumado

Abaíra, Aracatu, Brumado, Caturama, Dom Basílio, Érico Cardoso, Jussiape, Livramento de Nossa Senhora, Malhada de Pedras, Paramirim, Rio de Contas, Rio do Pires.

Região Imediata de Itapetinga

Itapetinga, Itarantim, Itororó, Macarani, Maiquinique e Potiraguá.

Regiões Imediata de Guanambi

Botuporã, Caetité, Caculé, Candiba, Carinhanha, Feira da Mata, Guajeru, Guanambi, Ibiassucê, Igaporã, Iuiú, Jacaraci, Lagoa Real, Licínio de Almeida, Malhada, Matina, Mortugaba, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Riacho de Santana, Rio do Antônio, Sebastião Laranjeiras, Tanque Novo, Urandi.

Região Imediata de Salvador

Camaçari, Catu, Candeias, Dias d’Ávila, Itanagra, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Mata de São João, Pojuca, Santo Amaro, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Saubara, Simões Filho, Terra Nova

Em Camaçari, o bônus será aplicado aos residentes nos 15 municípios da Região Imediata de Salvador. Essa ação afirmativa será implementada na próxima edição do Processo Seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), conforme a Resolução Nº 12/2023.

O critério de inclusão regional será aplicado por meio de um bônus correspondente a um acréscimo de 20% na nota final do candidato no processo seletivo via SISU na modalidade de ampla concorrência.

Segundo o diretor do IMS-Ufba, Márcio Vasconcelos, o Bônus Regional motiva a participação do principal público da instituição no processo de seleção de novos estudantes, visando contribuir para o desenvolvimento local, democratização do ensino superior e superação das desigualdades socioeconômicas regionais.

A iniciativa valoriza os candidatos dos territórios envolvidos, fortalecendo o ingresso de pessoas da região no campus, a partir de 2024.

FONTE: agência sertão

Deixe um comentário