O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de nível laranja (perigo) referente a uma iminente onda de calor no Brasil, prevista para persistir até 22 de setembro.

Os principais locais afetados incluem Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, norte do Paraná, oeste de Goiás, sudoeste de Tocantins e a região do Triângulo Mineiro.

Este aviso está em conformidade com os protocolos internacionais do Inmet, acionado quando as temperaturas máximas superam em pelo menos 5°C a média histórica para o período. Prevê-se que as temperaturas ultrapassem os 40°C em áreas das regiões Centro-Oeste e Norte, assim como no interior de São Paulo.

Junto com a onda de calor, há antecipação de baixa umidade relativa da área coberta pelo alerta. O aviso de onda de calor foi emitido às 11h de segunda-feira e permanecerá em vigor até as 18h de sexta-feira (22). Entretanto, o Inmet sinaliza uma possível intensificação da situação a partir de sábado (23), resultando em avaliações diárias do alerta ao longo da semana.

FONTE: CNN BRASIL

Deixe um comentário